A produção industrial no país recuou para terreno negativo em 2023, interrompendo a trajetória de desempenho positivo registrada entre 2021 e 2022. Um dos principais factores para essa queda foi o recuo na extração de petróleo, que teve um impacto significativo na produção industrial.
Além disso, houve uma forte queda na produção de bens intermediários no ano passado, destacando a fragilidade do setor industrial diante das flutuações no sector petrolífero.
“Para que o País tenha um crescimento industrial robusto e sem depender do petróleo, é necessário que os preços do petróleo permaneçam aos níveis dos últimos anos. Desta forma, os decisores políticos irão continuar a envidar esforços para diversificar a economia, com reforço da produção nacional, nomeadamente nos setores de agricultura e indústria transformadora.”
2. Entrevista com Luís Diogo, Diretor Geral da Fabrimetal
Em uma entrevista ao jornal EXPANSÃO, Luís Diogo, Diretor Geral da Fabrimetal, enfatizou a necessidade de preços estáveis do petróleo para um crescimento industrial robusto e independente.
“Só podemos reduzir custos de produção maximizando o nível de produção interna.”
Luís Diogo, ressaltou que o país já enfrenta as consequências de uma economia excessivamente dependente do petróleo e das importações. Segundo ele, a redução de investimentos e as incertezas econômicas de curto prazo perpetuam um cenário desanimador para o sector produtivo em 2024, a menos que políticas mais atrativas sejam adotadas.
3. Dependência de Incentivos Fiscais
Vários empresários ressaltam a necessidade de incentivos fiscais e a redução das taxas aduaneiras para bens de primeira necessidade e matérias-primas. Esses incentivos são essenciais para impulsionar a produção da indústria transformadora nacional a preços mais competitivos.
“É preciso criar incentivos para impulsionar aprodução interna e consequentimente reduzir os custos de produção na indústria nacional”
3.1 Pauta Aduaneira
As taxas aduaneiras são impostos cobrados sobre mercadorias importadas. As regras e taxas variam muito em todos os países, e geralmente também se diferenciam para cada tipo de produto.
Para que serve a Pauta Aduaneira:
- Harmonizar, designar e codificar as mercadorias;
- Aplicar as políticas fiscais e econômicas do estado;
- Proteger a saúde pública e fornecer estatísticas.